JUSTIÇA DE SÃO PAULO DETERMINA QUE O MUNICIPIO AUTORIZE A EXPEDIÇÃO DE NOTAS FISCAIS ELETRÔNICAS.
9 de fevereiro de 2024Por que Rússia deve crescer mais do que todos os países desenvolvidos, apesar de guerra e sanções, segundo o FMI
18 de abril de 2024Para diretor do Bird, governo é prudente ao adotar mix de políticas econômicas que visa a desacelerar a demanda, sem provocar uma excessiva redução do PIB
O diretor do Banco Mundial (Bird) no Brasil, Makhtar Diop, afirmou nesta terça-feira, 29, que o governo está no “caminho certo para combater a inflação”, ao adotar um conjunto balanceado de políticas que tem como objetivo reduzir o aquecimento da demanda, ao mesmo tempo que, além de usar um aperto de juros moderado, faz um grande esforço fiscal. “O Banco Central (BC) vem elevando os juros, inclusive em sua última reunião”, afirmou, após o Seminário Brazil Economic Summit, promovido pela Bloomberg em São Paulo.
“Além disso, acredito que o governo federal está empenhado em aumentar a eficiência na área fiscal e quer reduzir de forma substancial os gastos correntes”, disse, ressaltando que essa políticas são importantes para que os investimentos de longo prazo no Brasil sejam preservados. “Acredito que o governo conseguirá cortar os R$ 50 bilhões do Orçamento da União, como manifestou recentemente.”
Diop ressaltou que o governo é prudente ao adotar um mix de políticas econômicas que visa a desacelerar a demanda, sem provocar uma excessiva redução do Produto Interno Bruto (PIB). “Há instrumentos ortodoxos para o combate à inflação, que é baseada, quase exclusivamente, na alta dos juros”, afirmou.
De acordo com Diop, contudo, a administração federal implementa uma política equilibrada com alguns mecanismos que não são só os juros, com destaque para as ações macroprudenciais que pretendem conter um avanço excessivo da concessão de crédito que utiliza não só os juros.