Graça Foster recebeu em 2013 corregedor da SBM
18 de julho de 2014Julgamento de planos econômicos pode ficar para 2015
22 de julho de 2014O jornal português “Diário Econômico” informou nesta segunda-feira que cinco bancos estrangeiros entraram em contato com o banco central do país, o Banco de Portugal (BdP), para manifestar interesse em investir no Banco Espírito Santo (BES), cujo grupo está em grave crise financeira.
Entre os bancos estariam, segundo o jornal, Bradesco e Santander. O BC português está buscando uma solução de mercado para o banco, ou seja, tenta capitalizar o banco para que não seja preciso usar dinheiro público no socorro.
Os bancos estrangeiros estariam interessados em comprar participações no banco, após o Banco de Portugal deixar claro que gostaria de investidores privados no banco.
A reportagem do jornal português cita ainda o jornal espanhol “El Economista”, que informou na sexta-feira que o Banco de Portugal convidou o Santander a estudar um investimento no BES, além de outros bancos privados, como BPI, BCP e BBVA.
Representantes das instituições financeiras não quiseram comentar o assunto.
A ideia é reforçar o capital do banco, com problemas de liquidez. Fundos internacionais como o Apollo e o KKR também foram, segundo o “Diário Econômico”, convidados a analisar um dossiê com dados do BES.
Na sexta-feira, no Parlamento, o presidente do BdP, Carlos Costa, afirmou que são vários “bancos de investimento e fundos europeus”.
— É muito provável que haja uma solução privada para reforçar o capital — disse Costa aos deputados, frisando também que essa operação só acontecerá quando “se eliminarem as incertezas”.
Por isso, comentou ele, o Banco de Portugal pediu a realização de duas auditorias independentes ao Grupo.
