Desembargador do TRF-4 autoriza Gleisi Hoffmann a atuar como advogada de Lula
15 de agosto de 2019Procuradores cobram escolha imparcial na PGR
20 de agosto de 2019O presidente Jair Bolsonaro se reuniu no início da manhã desta segunda-feira, com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, no Palácio da Alvorada. Ao deixar a residência rumo ao Palácio do Planalto, Bolsonaro não parou para falar com a imprensa, como tem feito nas últimas semanas.
Apesar de a pauta do encontro não ter sido divulgada, ambos têm dois assuntos para tratar: as recentes substituições exigidas por Bolsonaro em cargos de chefia da Polícia Federal e as mudanças previstas para o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).
Na semana passada, o presidente anunciou que o superintendente da PF no Rio, Ricardo Saadi, seria trocado. Ele chegou a afirmar que quem ocuparia o cargo seria o superintendente do Amazonas, Alexandre Saraiva, mas acabou aceitando que o substituto seja o delegado Carlos Henrique Oliveira Sousa, atualmente na Superintendência da PF em Pernambuco. Como o Estado mostrou na sexta-feira, o recuo de Bolsonaro atendeu a um pedido de Moro. No final, o presidente conseguiu o que queria – tirar Saadi – e Moro ficou bem com a corporação.
Já o Coaf deve passar por mudanças nos próximos dias. Embora não esteja mais subordinado à Justiça – agora está na Economia – o atual presidente do órgão, Roberto Leonel, foi indicado por Moro. Leonel deve perder o cargo.
Com a questão no colo, Bolsonaro terá uma reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, às 14h. O presidente deve assinar esta semana uma medida provisória que põe o Coaf dentro da estrutura do Banco Central. A intenção, segundo ele próprio já afirmou, é tirar o órgão do \”jogo político\”. A MP ainda está em análise no Palácio do Planalto.
Depois, Bolsonaro se reunirá com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, às 16h, e com o diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), às 17h.
