Iraque pede para EUA iniciarem retirada de soldados de seu território
10 de janeiro de 2020Agências reguladoras \’são autônomas, mas não são soberanas\’, diz Bolsonaro
15 de janeiro de 2020O índice de blue-chips (ações mais negociadas) da China fechou na máxima de dois anos nesta segunda-feira (13), em meio ao fortalecimento das ações de tecnologia, conforme os investidores adotavam o otimismo antes da assinatura da Fase 1 do acordo comercial com os Estados Unidos.
Ajudando o sentimento também estava a recente retórica oficial que pediu fomento do mercado de capital da China para impulsionar a economia.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 0,98% e fechou no nível mais alto desde fevereiro de 2018, enquanto o índice de Xangai teve alta de 0,75%.
A expectativa é que China e os EUA assinarão a Fase 1 do acordo comercial na quarta-feira (15). O governo norte-americano convidou ao menos 200 pessoas para a cerimônia na Casa Branca.
O acordo marca o início do alívio na guerra comercial de 18 meses entre os dois países e busca alterar as práticas comerciais e econômicas da China, mas ainda deixará em vigor tarifas sobre cerca de 370 bilhões de dólares em importações chinesas por ano.
As ações de tecnologia saltaram, com o índice que acompanha os papéis de tecnologia da informação subindo quase 3%, enquanto ChiNext board avançou 1,6%.
O subíndice do setor financeiro terminou com alta de 0,92%, o de consumo ganhou 1,52%, o imobiliário subiu 0,98% e o de saúde avançou 0,64%.
