US lawmakers approve financial overhaul
25 de junho de 2010Fitch upgrades Brazil’s rating outlook to positive
29 de junho de 2010A Europa precisa resolver sua crise de dívida para que não prejudique a já irregular recuperação econômica mundial, que está sendo liderada pela China e pelas economias emergentes, disseram os bancos centrais do mundo no domingo (27).
Autoridades de bancos centrais que participam da reunião anual do banco de Compensações Internacionais (BIS) estão confiantes que a economia mundial está se recuperando graças à ampla liquidez colocada pelos governos. Mas o ritmo da retomada difere.
A Europa é a principal fraqueza, já que sofre os efeitos dos cortes de gastos. Alguma fraqueza também vem dos Estados Unidos. Isso deixa a China fazendo grande parte do trabalho da recuperação.
“A economia global está mostrando uma recuperação com várias velocidades, com os mercados emergentes, especialmente os da Ásia, liderando a retomada”, disse Amando Tetangco, presidente do BC das Filipinas.
“Teoricamente, isso terá um impacto significativo (sobre o crescimento), mas isso dependerá de como os líderes da Europa conseguirão conter a crise.”
A reunião do BIS, que acaba hoje (28), conta com a presença de autoridades de cerca de 100 bancos centrais e organizações internacionais, incluindo o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, e o chairman do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke.
