O presidente do Fed, Ben Bernanke, enviou um pedido nesta terça-feira (19) para o GAO (Government Accounting Office), solicitando uma audição completa das ações da autoridade monetária dos EUA no caso da ajuda a AIG. Ele está sofrendo questionamentos dos congressistas norte-americanos sobre a legalidade do processo.
Desde que emails trocados entre Timothy Geithner e diretores da AIG, em que o ex presidente do Fed regional de Nova York e atual secretário do Tesouro norte-americano pede que detalhes sobre o pagamento dos US$ 62,1 bilhões sejam escondidos do grande público, foram revelados, a opinião pública e membros da oposição exigiram maiores esclarecimentos sobre o episódio.
Segundo Bernanke, o Banco Central dos EUA ajudou a seguradora para evitar a sua falência, o que poderia ter agravado a crise financeira e complicado ainda mais as condições da economia norte-americana e global. “O Federal Reserve iria acolher com prazer uma revisão completa pelo GAO de todos os aspectos de nosso envolvimento na extensão de crédito ao AIG”, disse.
O porta-voz do órgão de auditoria do governo dos EUA, Chuck Young, afirmou que o pedido do Fed precisará ser revisto no contexto das prioridades de trabalho futuras do GAO, devido pedidos do Congresso dos EUA para que os esforços do governo para estabilizar o sistema financeiro do país sejam auditadas.