Dilma cites importance of social networks in democratic governance
22 de setembro de 2011What happened at the G20, IMF meetings in Washington
26 de setembro de 2011O diretor de política monetária do Banco Central, Aldo Luiz Mendes, disse à Agência Estado que a instituição atuará no mercado cambial futuro enquanto entender ser necessário. Disse ainda que, se for preciso, o BC também poderá agir com a moeda norte-americana no segmento à vista. “O Banco Central vai continuar no mercado futuro enquanto entender que é necessário”, disse.
Segundo ele, a decisão de atuar ou não nos negócios é determinada pelas condições de liquidez observada no mercado. “Entramos enquanto acharmos que a liquidez do mercado não é adequada”, disse.
Por enquanto, explica Aldo Luiz Mendes, o Banco Central não encontrou problemas nos negócios do mercado à vista. “Não identificamos liquidez apertada no mercado spot. Mas se encontrarmos liquidez apertada nesse mercado, também podemos agir”, disse.
As afirmações do diretor acontecem horas depois de o BC mostrar suas armas ao mercado ao oferecer mais de 112 mil contratos de swap cambial tradicional – que correspondem à venda de dólares no mercado futuro. A operação anunciada após os primeiros negócios na abertura do mercado correspondia à oferta de mais de US$ 5,5 bilhões no mercado futuro. Da oferta total, foram vendidos pouco 55 mil contratos em uma operação que alcançou US$ 2,7 bilhões e conseguiu interromper a escalada das cotações.
