Paraguay expels ambassador of Venezuela
11 de julho de 2012Brasil vai inaugurar na África fábrica de remédio para tratamento da aids
13 de julho de 2012O corte de 50 pontos-base na taxa básica de juro nacional realizado nesta quarta-feira (11) não surpreendeu o mercado, afirmou Daniel Cunha, da equipe de análise da XP Investimentos. A expectativa agora é para que o BC continue a realizar cortes.
Desta forma, após levar a Selic para 8%, a primeira reação do mercado é esperar novos cortes que podem deixar taxa para 7,25% – após um novo corte de 0,5 ponto percentual e de 0,25 p.p. nas próximas reuniões.
Esse corte veio em linha com o que a maioria das casas de análise acreditavam, já que poucas eram as que esperavam um corte tanto maior quanto menor nesta reunião. “O ultimo corte também foi de 0,50, então o Banco Central já vinha desacelerando”, afirma Cunha.
Ele destaca que não havia motivo para acreditar que o Copom (Comitê de Política Monetária) iria mudar o ritmo. O próprio comunicado de maio era o mesmo de abril. Assim, como o mercado já esperava isso, teve tempo de precificar e qualquer surpresa pode vir por conta da leitura do comunicado da instituição.
A própria comunicação da autoridade monetária nos meses anteriores colaborou. Ao se mostrarem pouco preocupados com a inflação, Cunha avalia que o BC teve espaço para focar na aceleração da atividade econômica, aproveitando-se do período de inflação baixa.
