Berlusconi cumprirá pena em um centro para idosos
15 de abril de 2014STJ pode reavaliar tributação de lucro no exterior, diz Vale
17 de abril de 2014Uma série de alterações no espaço aéreo brasileiro entrará em vigor a partir de 6 de junho. As mudanças, que incluem a restrição de voos no período de 45 dias e o reforço no contigente dos órgãos envolvidos, valerão para nove aeroportos mineiros entre os 90 selecionados para integrar o Plano de Operação do Setor da Aviação Civil para a Copa do Mundo.
Entre 6 de junho e 20 de julho, 29 terminais estarão coordenados, o que significa que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), órgão da Força Aérea, vão distribuir as permissões de pouso e decolagem para evitar congestionamentos. No período, serão criadas três áreas chamadas de exclusão, em modelo um pouco mais restritivo que o adotado na Copa das Confederações. De acordo com cada área, será possível saber qual tipo de voo será permitido.
A área vermelha (impedida) é identificada por um raio de 7,2 quilômetros em relação ao estádio. Por ela poderão passar somente aeronaves envolvidas no evento e previamente autorizadas. A área amarela (restrita), formada por um raio de 12,6 quilômetros em relação ao estádio, permitirá aviação comercial. A branca, situada além das outras duas, permite todo o tipo de aviação. No caso do aeroporto da Pampulha e de outros oito localizados dentro do raio da área vermelha, os órgãos tratarão com flexibilidade para não restringir totalmente as operações. Os slots de aviação geral serão administrados pela CGNA a partir de 15 de maio, sendo disponibilizados de acordo com a oferta.
Com as obras nos terminais das cidades-sede e outras ações estratégicas, haverá aumento do número de vagas para aeronaves nos pátios dos aeroportos de 123%, passando de 1.329 para 2.970 vagas.
Os 15 principais aeroportos passarão por uma dança das cadeiras para atender a maior demanda da Copa do Mundo. Segundo a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, haverá incremento de 209% no efetivo atual dos principais órgãos que atuam no sistema aeroportuário. O principal reforço se dará na Polícia Federal. O contingente terá aumento de 438%, passando dos atuais 258 para 1.389 servidores. Em Confins, o total de policiais passará de 20 para 98. “Os números me permitem dizer, com tranquilidade, que estamos preparados para atender brasileiros e estrangeiros que vierem para a Copa”, afirma o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco.
Em contrapartida, o aeroporto de Confins perderá mão de obra em dois órgãos considerados essenciais para o pleno funcionamento do terminal: Receita Federal e o Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), do Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (Mapa). A Receita passará de 13 para 12 servidores. O corte maior será dado no Vigiagro, responsável pela fiscalização sanitária de passageiros e carga, que passará a ter dois funcionários durante a vigência do plano da Copa do Mundo, ante os 10 atuais, corte de 80%.
