Ex-chefe de gabinete da Presidência em SP, Rosemary Noronha é proibida de ocupar cargos públicos por cinco anos
25 de setembro de 2013Ação integrada pelo MPSC e SEF desvenda esquema no segmento de energéticos
27 de setembro de 2013O advogado geral do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) propôs voltar a avaliar o montante da multa de quase 152 milhões de euros infligida pela Comissão Europeia em 2007 ao gigante das telecomunicações espanhol Telefónica por abuso de posição dominante.
Em um comunicado, o advogado geral propôs que o caso volte a ser estudado, já que considera que “no que diz respeito à obrigação de motivação do valor da multa por parte da Comissão, o Tribunal Geral não realizou a revisão (…) à qual está obrigado”.
Em 2007, a Comissão impôs à Telefónica uma multa por abuso de posição dominante no mercado espanhol de banda larga, que impediu a entrada de empresas rivais no setor.
A empresa apresentou um recurso contra esta decisão, mas o tribunal a confirmou em março de 2012.
A Telefónica voltou a apresentar um recurso em cassação contra a sentença de 2012 sustentando que “a Comissão havia violado os princípios de individualização das penas, de proporcionalidade e de igualdade de tratamento, e descumpriu sua obrigação de motivação ao fixar o montante de base da multa” em 90 milhões de euros.
