Problemas persisitem e Lupatech deixa de pagar juros de R$ 83,1 mi a debenturistas
16 de abril de 2013Banco Central aumenta juros básicos da economia pela primeira vez em quase dois anos
18 de abril de 2013As principais bolsas de valores mundiais devem apresentar queda nesta quarta-feira diante de investidores cautelosos sobre os dados da economia global. Além disso, a divulgação do Livro Bege e decisão sobre a Selic devem influenciar o movimento das bolsas. Diante deste cenário, os índices europeus e o indicador futuro das bolsas norte-americanas operam em campo negativo.
Por outro lado, as bolsas asiáticas registraram ganhos nas negociações de hoje, influenciados pelos indicadores divulgados ontem nos Estados Unidos e pela revisão para cima da expectativa do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o crescimento da economia japonesa. Com isso, a bolsa de Tóquio encerrou a sessão com alta de 1,22%. O índice Nikkei 225 ganhou 161,45 pontos, a 13.382,89 unidades.
Do lado corporativo, a Toyota anunciou que vendeu mais de um milhão de carros híbridos apenas no ano de 2012, um objetivo alcançado pela primeira vez. A montadora japonesa anunciou que vendeu 1,219 milhão de veículos híbridos (que funcionam com gasolina e energia elétrica), em parte graças ao sucesso mundial do Prius e ao êxito no Japão de seu novo modelo, o Aqua (“Prius c” na América do Norte).
Enquanto isso, na Europa, os índices registram quedas significativas nesta manhã, ainda afetado pelos indicadores econômicos desfavoráveis na região, como o desemprego em alta no Reino Unido, e rumores de que o rating da Alemanha possa sofrer uma baixa.
Há pouco, o CAC-40, de Paris, registrava perdas de 1,70%, aos 3.623 pontos. E o DAX, de Frankfurt, desvalorizava 1,79%, aos 7.544 pontos. E o índice FTSE-100, de Londres, apresentava baixa de 0,79% aos 6.254 pontos.
Na região, ONS, o Escritório de Estatísticas Nacionais, revelou que a taxa de desemprego britânico no trimestre encerrado em fevereiro de 2013 ficou em 7,9% da população economicamente ativa, um aumento de 0,2 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior.
Em Wall Street, o indicador futuro das bolsas norte-americanas aponta para uma abertura em campo negativo. Mas, investidores aguardam a divulgação do Livro Bege.
Aqui no Brasil, o Ibovespa deverá apresentar um desempenho em linha com o mercado externo, em dia de vencimento de opções.
No cenário interno, o destaque fica por conta do final da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Na noite de hoje, 17, o Copom anunciará a taxa básica de juros.
E abrindo a agenda de indicadores brasileiros, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), na cidade de São Paulo, acelerou e ficou em 0,08% na segunda prévia de abril, ante -0,11% registrados na semana anterior.
Por fim, no mercado de câmbio, o dólar deverá apresentar ganhos em relação às demais moedas.
