“Euro é passado”, diz habitante de cidade grega com nova moeda
16 de abril de 2012Brasil já tem mais de 250 milhões de linhas de celulares
18 de abril de 2012“Difícil imaginar Conselho sem o Brasil”, disse secretária de Estado dos Estados Unidos
A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, que chegou ontem ao Brasil após participar da Cúpula das Américas em Cartagena, na Colômbia, demonstrou apoio ao principal anseio diplomático brasileiro atualmente: ascender ao Conselho de Segurança da ONU.
Questionada sobre a demanda, Hillary disse:
— Acredito que será muito difícil imaginar um futuro conselho de segurança da ONU que não fosse incluir um país como o Brasil.
Em 2010, Obama declarou apoio ao pleito da Índia por um assento no Conselho de Segurança da ONU justamente durante visita ao país asiático. Ontem, a chefe da diplomacia norte-americana elogiou a democracia brasileira, mencionou o cambaleante processo de reforma das Nações Unidas, mas não ofereceu tanto quanto Obama levou aos indianos.
— Os Estados Unidos admiram absolutamente a crescente liderança do Brasil e sua aspiração a se juntar ao conselho de segurança das Nações Unidas como um membro permanente — disse.
Mais cedo, com um discurso que passou por vários assuntos, mas de forma superficial, Hillary Clinton, destacou que o aprofundamento da relação entre Brasil e Estados Unidos implica no crescimento da parceria dos dois países e também na eliminação de problemas.
