A Comissão de Defesa do Consumidor realizará uma audiência pública, nesta terça (10), para discutir os planos de saúde. Entre os assuntos que serão abordados, estão a relação de trabalho entre médicos e os planos, medidas de proteção ao consumidor e ressarcimentos que as empresas devem ao SUS (Sistema Único de Saúde).
Para o presidente da comissão, deputado Roberto Santiago (PV-SP), a medida servirá para saber o que os dirigentes de planos de saúde estão fazendo para melhorar o atendimento e também quais serão as ações da Câmara após o debate.
O deputado lembrou ainda que, recentemente, uma das grandes operadoras deixou 143 mil pessoas sem atendimento e que os próprios médicos reclamam dos valores repassados por essas empresas. “Em determinados setores da saúde pública, o cidadão é mais bem atendido do que nos planos”, disse, segundo a Agência Câmara.
Para ele, é preciso cobrar a responsabilidade das empresas, “que não estão cumprindo o seu papel social e descumprem o Código de Defesa do Consumidor”.
Convidados
Entre os participantes da audiência pública, estão o presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar, Maurício Ceschin, o presidente da Associação Médica Brasileira, José Luiz do Amaral, a coordenadora da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, Maria Inês Dolci, o diretor-executivo da Federação Nacional de Saúde Suplementar, José Cechin, e a diretora do Departamento de Defesa e Proteção ao Consumidor do Ministério da Justiça, Juliana Pereira da Silva.