Benn to call on world leaders to adopt biodiversity pricing
26 de janeiro de 2010A pior situação do país
28 de janeiro de 2010Um erro operacional trouxe algumas dores de cabeça para a gestora de recursos do Santander. A asset do banco deixou de recolher imposto de renda compulsório de um fundo multimercado em novembro. O chamado come-cotas consiste na antecipação de imposto cobrado dos fundos de renda fixa, DI e multimercados semestralmente, nos meses de maio e novembro. Mas houve um erro no sistema da gestora e o tributo não foi recolhido. Ao perceber a falha, a instituição corrigiu o problema e fez a cobrança na semana passada.
Segundo Leandro Bren Vianna, superintendente de produtos da Santander Asset Management, o problema foi um caso isolado, ocorrendo em uma única carteira, o fundo de cotas Santander Private Selection Multimercado. “Foi um problema operacional que fez com que o imposto não fosse recolhido e, ao ser detectado o erro, isso foi imediatamente consertado”, diz. Ele ressalta que esta foi a primeira vez que um problema desse tipo aconteceu na asset.
Vianna explica que o sistema operacional da gestora é o responsável por fazer todas as cobranças que incidem sobre um fundo de investimento, como taxa de administração, de performance, imposto de renda etc. O problema é que houve uma falha no cadastro desse fundo e o recolhimento do come-cotas não ocorreu no dia correto, em 30 de novembro.
O erro foi percebido quase dois meses depois. Com isso, a administradora publicou fato relevante e fez a cobrança retroativa no dia 21 deste mês. Em casos como esse, a legislação prevê a cobrança de multa, que será arcada pela administradora do fundo, diz o executivo. Ele não revelou o valor a ser desembolsado.
A boa notícia é que o Private Selection é um fundo de capital protegido, lançado em julho do ano passado. Com aplicação mínima de R$ 50 mil, o fundo prevê um prazo de carência para os resgates de 180 dias e os recursos, portanto, não estavam disponíveis ao investidor. Isso quer dizer que não houve saques de nenhum cliente no período entre o não recolhimento e a taxação. Ou seja, ninguém saiu beneficiado ao sacar um valor maior do que deveria.
Segundo informações presentes no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), neste mês, a carteira conta com 63 cotistas e tem patrimônio líquido de R$ 20,743 milhões. Ao analisar os meses anteriores, de novembro e dezembro, por exemplo, vê-se que o número de cotistas realmente não mudou, o que mostra que não houve beneficiados com o erro da gestora.
O Santander Private Selection é um fundo de capital protegido que funciona da seguinte maneira: se o Índice Bovespa cair 20% ou mais no período de seis meses desde o lançamento, o investidor sai com o que investiu. Se cair menos de 20% ou mesmo se subir, o investidor fica com a rentabilidade equivalente a cerca de 130% do Certificado de Depósito Interfinanceiro (CDI).
