Supremo tira Dilma e Tarso de apuração sobre dossiê
12 de fevereiro de 2009Advogado envolvido em conflito
16 de fevereiro de 2009Os novos prefeitos que participaram, nesta semana, de um encontro nacional em Brasília querem mudanças no texto da reforma tributária. O presidente da Associação Brasileira de Municípios, José do Carmo Garcia, disse que a intenção é negociar pelo menos dois pontos com o relator, deputado Sandro Mabel (PR-GO). Um deles seria a destinação de 100% dos recursos do IPVA para as prefeituras. Hoje, os estados ficam com 50% e o município onde o veículo está licenciado recebe os outros 50%.
A outra proposta dos prefeitos é a de que, em vez de haver desconto do PIS/Pasep sobre a receita das prefeituras, esse recurso seja usado para capacitar os servidores municipais. O Pasep – com alíquota de 1% sobre folha de pagamento, receitas e transferências municipais – ajuda a bancar despesas como o seguro-desemprego.
Resistência
O relator Sandro Mabel avalia que caberá ao Senado cuidar das reivindicações dos municípios, mas adianta que o pedido relativo ao IPVA enfrenta forte resistência dos governadores: Os municípios precisam de mais dinheiro, mas os estados não concordam, e precisa haver um equilíbrio. Isso, em algum momento, pode ser feito, mas não acredito que tenha de ser feito na reforma tributária.
Já o líder do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), considera que é difícil aprovar os pedidos dos prefeitos, mas não impossível. No Plenário, que é um fórum muito amplo, as reivindicações dos municípios terão de ser consideradas, diz.
