Em semana de recesso branco, Chinaglia reúne líderes e tenta votar destaque da CSS
24 de junho de 2008TCE aprova contas do governo Serra com 14 ressalvas
26 de junho de 2008O vereador por Cáceres, Wilson Kishi (PDT), fez um discurso de despedida na sessão de segunda-feira da Câmara de Vereadores. Ele assumirá a vaga do deputado Otaviano Pivetta, do mesmo partido, na segunda-feira. Se confirmada a posse, Kishi será o quarto vereador a renunciar ao mandato para assumir uma cadeira temporariamente na Assembléia Legislativa.
Este é o segundo pedido de afastamento de Pivetta em menos de um mês. Na primeira quinzena deste mês, se licenciou por 121 dias e voltou uma semana depois. A primeira suplência do PDT é do ex-deputado Carlos Brito, hoje no PR. No pedido de licença anterior, Brito chegou a ser noticiado da vacância do cargo, mas informou que momentaneamente abriria mão da oportunidade.
Desta vez, não será diferente. O ex-deputado, que está atuando junto à pré-candidatura do empresário Mauro Mendes à prefeitura de Cuiabá, além disso, caso assuma, corre o risco de perder o mandato em uma ação por infidelidade partidária, ainda pendente na Justiça Eleitoral. Segundo Kishi, na semana passada Pivetta o informou de que numa homenagem ao centenário da imigração japonesa no país estava se licenciado da vaga para ceder ao vereador, que é nissei, segunda geração de japonês que chegou ao Brasil. Confirmada a posse, prevista para a próxima semana, após 14 anos, a Assembléia Legislativa recebe um representante da colônia oriental. Até ontem, o site institucional da Assembléia Legislativa mantinha a informação de que Pivetta estava licenciado. Os deputados Gilson Oliveira e Antonio Carlos Azambuja, ambos do PP, e a deputada Vilma Moreira (PSB) renunciaram ao mandato de vereador nos municípios de Sinop, Pontes e Lacerda e Rondonópolis, respectivamente, para ocupar uma vaga no Legislativo, num acordo verbal entre os titulares.
Gilson está na cadeira de Campos Neto, Azambuja na de Airton Rondina, ambos do PP, e Vilma ocupa a cadeira de Chico Galindo (PTB). Os dois últimos vão disputar uma vaga à Câmara de Vereadores na eleição deste ano nos respectivos municípios.
