JUSTIÇA DE SÃO PAULO DETERMINA QUE O MUNICIPIO AUTORIZE A EXPEDIÇÃO DE NOTAS FISCAIS ELETRÔNICAS.
9 de fevereiro de 2024Por que Rússia deve crescer mais do que todos os países desenvolvidos, apesar de guerra e sanções, segundo o FMI
18 de abril de 2024A possível aplicação das normas contábeis baseadas no modelo International Financial Reporting Standards ( IFRS, na sigla em inglês) para empresas que operam contratos de concessões públicas é considerada uma das mais polêmicas em todo o mundo. Na Europa, por exemplo, a questão não é consensual. \”O assunto lá fora gera muita polêmica. Um dos motivos disso é o fato de haver muito desconhecimento sobre o tema, considerado muito complexo\”, afirma o coordenador de relações internacionais do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), Ernesto Gelbcke, que também é presidente da Directa, empresa de auditoria que tem entre suas especialidades o mercado de concessões.
Uma das evidências de que o assunto ainda deverá demandar muitas discussões, segundo o especialista, foi a dada pelo European Financial Reporting Advisory Group, Efrag, órgão da Comunidade Europeia que estuda e emite pareceres para a aplicação das normas de contabilidade. \”O Efrag ainda não obrigou as empresas europeias de concessão a adotarem essa interpretação da norma\”, afirma Gelbcke.
No Brasil, onde esse tema do IFRS deve ser colocado em audiência pública ao longo do ano, há a preocupação de que empresas que atuam no País e na Europa também não adotem a norma em seus balanços no Brasil.