Comissão de Finanças e Tributação promove reunião nesta terça-feira (6) para discutir a decisão do governo de baixar portaria autorizando a inclusão no cadastro do Serasa dos nomes de pessoas com débitos tributários inscritos na dívida ativa da União. O tema será discutido com o procurador-geral da Fazenda Nacional, Luís Inácio Lucena Adams. A intenção do governo, segundo ele, é baixar a portaria ainda neste mês.
Uma minuta da portaria foi apresentada a integrantes da Comissão de Finanças e Tributação no mês passado, em reunião fechada. O procurador também discutirá a medida com dirigentes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que já manifestaram a intenção de apresentar uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) contra a portaria.
O procurador explicou que, na avaliação do governo, não é necessária a aprovação de um projeto de lei para adoção da medida. \”Isso é um ato administrativo. Não há necessidade nenhuma de projeto de lei\”, disse.
Coma edição da portaria, não apenas a Serasa, mas outros órgãos, como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), também terão acesso aos dados dos contribuintes inadimplentes. \”Todos os órgãos e organizações privadas que mantêm cadastro poderão se habilitar. A portaria vai estabelecer as regras para a habilitação\”, explicou Adams.
A reunião está marcada para as 15 horas, na sala da presidência da comissão, no anexo 2.
Fonte: Agência Câmara