Discussão na COP-15 divide países em desenvolvimento
10 de dezembro de 2009Madoff faz novos amigos na prisão
14 de dezembro de 2009A Securities and Exchange Commission (SEC) vai realizar uma consulta pública no ano que vem sobre a questão das negociações de alta frequência e as chamadas “dark tradings” [negociações ocultas], realizadas longe das bolsas de valores.
Numa carta enviada a um congressista americano que vem criticando a atual estrutura do mercado, Mary Shapiro, presidente da SEC, disse: “Esperamos no mês que vem pedir um comentário público, através de um comunicado conceitual ou outro documento parecido, sobre uma série de questões relacionadas à liquidez oculta em todas as suas formas, além do impacto das negociações de alta frequência sobre nossos mercados”.
Isso foi uma resposta de Shapiro a um carta que ela recebeu em novembro do senador Ted Kaufman, na qual ele exortava a SEC a “adotar medidas imediatas para combater os algoritmos dos manipuladores negócios de alta frequência e o risco sistêmico associado ao chamado acesso patrocinado”.
As negociações de alta frequência, os grupos de negociações ocultas, a locação conjunta de servidores em centros de dados e o acesso patrocinado emergiram este ano como problemas contenciosos entre advogados, operadores e investidores.
Os volumes de ações negociadas nos Estados Unidos são dominados por operadores que usam poderosos algoritmos de computador, em uma prática conhecida como negociação de alta frequência. Estima-se que esses negócios respondam por até 70% do movimento de ações diário dos EUA, contra cerca de 30% há poucos anos.
