Quem Somos  |  Produtos e Serviços  |  Presidente  |  Nossos Escritórios  |  Contato
 
Curriculum Vitae
Livros Publicados
 
 
Principal
Áreas de Atuação
Jurisprudência/Casos de Sucesso
Esportes
Doutrinas e Artigos
Informativo Tributário
Notícias
Clipping
Eventos
Publicações
Representantes
Área Restrita
 
 
Pesquisar
 
 
 
Professor Édison Freitas de Siqueira

Professor Édison Freitas de Siqueira é Diretor-Presidente da empresa que leva seu nome, Édison Freitas de Siqueira Advocacia Empresarial.

Advogado, empresário e professor universitário, entende que toda corporação deve ter em seu nome alguma identificação das pessoas que dela fazem parte.

Esta interpretação tem se revelado extremamente importante para resgatar a pessoalidade que deve envolver as instituições empresariais, como modo de demonstrar ao Estado que atrás de cada empresa existem pessoas que dela dependem e por ela são responsáveis. A dignidade de uma instituição revela-se proporcional, ou até maior, aos esforços das pessoas que de sua história fizeram e fazem parte. Pois é utilizando-se da despessoalização que o Estado hoje tem cometido todo o tipo de abuso contra as empresas, ao ponto que a figura do empreendedor, hoje, tem sido equivocadamente confundida com a de uma pessoa contrária aos interesses da coletividade, enquanto, na verdade, este é o mais importante propulsor do trabalho: "maior e mais antigo valor da sociedade". Dr. Édison Freitas de Siqueira possui diversos cursos universitários, entre os quais se destaca pós-graduação em Processo Civil e Direito do Trabalho. Pela livre-docência, foi diplomado na condição de Professor Titular da Cadeira de Direito Comercial na Faculdade de Direito Ritter dos Reis. É autor de vários artigos publicados na imprensa sobre temas de sua especialidade (Direito Empresarial, no enfoque específico do Direito Tributário, Financeiro, Concordatas e Falências e Direito Internacional).

Personalidade voltada a intensa atividade, participa regularmente como palestrante de congressos, seminários, conferências e encontros onde são debatidos assuntos comuns a sua profissão.

Na área de relações internacionais, além de estreitos consórcios com parceiros na Suíça, Uruguai e Leste Europeu, faz parte do Corpo Diplomático Estrangeiro no Brasil, menção que se faz com Exequatur do Ministério das Relações Exteriores para o exercício do cargo honorífico internacional de "Cônsul Ad Honorium" da República Federal da Servia, com jurisdição para os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Afora o lado científico, também transita com facilidade nas artes plásticas, com esculturas e pinturas próprias. Na literatura, é autor da obra "Um Outro Lado", em que apresenta crônica social e política. Quanto ao direito e à política, escreveu o livro "Débito Fiscal - Legislação Tributária, Uma Análise Crítica e Sanções Políticas", com versões em inglês e espanhol.
À frente da "Fundação Freitas de Siqueira - Pró-Social e Pró-Estado de Direito", encaminha o patrocínio de ações voltadas à ajuda do menor necessitado e na organização de eventos e editoração de livros que encaminham à preservação do Estado de Direito, por intermédio de um trabalho de conscientização legal, política e social.

Dr. Édison Freitas de Siqueira é o Presidente do Instituto dos Estudos dos Direitos do Contribuinte, o IEDC, que é uma entidade sem fins lucrativos voltada para a propagação do debate em torno dos direitos do contribuinte. Dr. Édison Freitas de Siqueira é o autor do anteprojeto que gerou o projeto de lei complementar do Código de Defesa do Contribuinte, hoje em trâmite no congresso nacional.

No dia 1º de Dezembro de 2005 o Dr. Édison também foi escolhido pela unanimidade dos vereadores de Porto Alegre como Cidadão Emérito da Cidade. Esta honraria lhe foi outorgada pela sua reconhecida atuação junto às comunidades carentes de Belém Novo através da Fundação Freitas de Siqueira, que desenvolveu o projeto “Com escola tem Rancho” onde mais de 60 famílias no total de 150 crianças recebem não só reforço na alimentação, mas assistência psicológica e médica.

Paralelamente, procurando outorgar consistência financeira a todos os seus empreendimentos, na condição de Diretor-Presidente, fundou e comanda a Freitas de Siqueira Incorporações Imobiliárias, empresa dedicada à construção civil, notoriamente com recursos advindos da atividade principal do Grupo Empresarial, que é a advocacia. Forte nessa premissa, investimentos são implementados para emprestar solidez a toda a corporação, num verdadeiro ciclo de crescimento estável, condição indispensável à segurança de seus clientes.

Registros Profissionais:
OAB/RS nº 22.136
OAB/RJ nº 2541-A
OAB/SP nº 172838-A
OAB/DF nº 2074-A
OAB/MG nº 92047
OAB/MT-BR nº 10.305-A
OAB/SC-BR n° 22281-A
OAB/BA-BR n° 23016-A
OAB/GO-BR n° 28659-A
OAB/PR-BR n° 47098
Ordem dos Advogados de Portugal 21530 - Lisboa

Arquivos para download
Certidão Negativa OAB Seção do Paraná
Certidão Negativa OAB Seção Minas Gerais
Certidão Negativa OAB Seção Mato Grosso
Certidão Negativa OAB Seção de Goiás
Certidão Negativa OAB Seção do Estado da Bahia
Certidão Negtiva da OAB do Estado da Bahia - processos ético-disciplinares
Certidão Negativa de Débitos OAB Seccional do Rio Grande do Sul
Certidão Negativa de Sanção Disciplinar OAB Seccional do Rio Grande do Sul
Certidão Negativa OAB Seção de São Paulo
Certidão Negativa OAB Seção do Estado do Rio de Janeiro
Certidão Negativa OAB Seccional do Distrito Federal
Certidão Negativa OAB Seção de Santa Catarina
Édison Freitas de Siqueira Advogados Associados S/S - OAB/RS 22.136 - OAB/SC 22.281-A - OAB/GO 28.659-A - OAB/MG 92.047 - OAB/RJ 2.541-A - OAB/SP 17.2838-A - OAB/DF 2.074-A - OAB/MT 10.305-A - OAB/BA 23.016
A Ordem dos Advogados de Portugal - OAP/Lisboa 21.530L
Todos os direitos reservados © 2008
CA 91362
English version
Nosso trabalho e história profissional estão disponibilizados nesta página. Nossas atividades profissionais são reguladas pela Lei Nº 8906, de 04/07/1994, razão pela qual as nossas informações serão disponibilizadas mediante a comprovação de vosso efetivo interesse demonstrando a opção e a vontade de entrar no nosso site.