Quem Somos  |  Produtos e Serviços  |  Presidente  |  Nossos Escritórios  |  Contato
 
Notícias
Eventos
Clipping
 
 
Principal
Áreas de Atuação
Jurisprudência/Casos de Sucesso
Esportes
Doutrinas e Artigos
Informativo Tributário
Notícias
Clipping
Eventos
Publicações
Representantes
Área Restrita
 
 
Pesquisar
 
 
 
Após 'fuga' de Weintraub, Câmara quer restringir passaportes diplomáticos - 30/06/2020
Depois que Abraham Weintraub fez uso de passaporte diplomático, que tinha direito como ministro da Educação, para deixar o país antes que sua demissão fosse publicada do Diário Oficial da União, parlamentares decidiram restringir ainda mais a concessão do documento.

A intenção é que apenas os ministros de Estado da Defesa e das Relações Exteriores tenham direito ao benefício. O deputado federal José Nelto (Podemos-GO) apresentou um PL em 29 de junho.

Para Nelto, com mais concessões e menos controle, é mais fácil que os detentores dos passaportes diplomáticos cometam abuso. “Entendemos que o rol de autoridades que fazem jus ao passaporte diplomático é demasiadamente extenso. Abrange não apenas agentes públicos que de fato atuam com a carreira diplomática, mas uma série de agentes políticos, tais como Ministros de Estado, membros do Congresso Nacional, e Governadores de Estado e do Distrito Federal”, observa Nelto.

Atualmente, podem adquirir o passaporte especial todos os ministros de estado, funcionários que ocupem cargos de natureza especial, secretários de secretarias ligadas à Presidência da República, parlamentares e pessoas indicadas pelo Itamaraty. Por isso, a restrição valerá também para o Legislativo, e somente os presidentes da Câmara e do Senado terão direito ao documento. O MER também perderá o poder de conceder o benefício a indicados.

Consta no PL que o que era para ser uma hipótese excepcional “acabou ficando na esfera do subjetivismo do Ministério das Relações Exteriores”. “Entendemos oportuno elevar a disciplina sobre passaportes ao plano legal, a fim de lhe conferir maior segurança e estabilidade”, diz trecho do PL de José Nelto.



Fonte: Correio Braziliense
<< Voltar
Édison Freitas de Siqueira Advogados Associados S/S - OAB/RS 22.136 - OAB/SC 22.281-A - OAB/GO 28.659-A - OAB/MG 92.047 - OAB/RJ 2.541-A - OAB/SP 17.2838-A - OAB/DF 2.074-A - OAB/MT 10.305-A - OAB/BA 23.016
A Ordem dos Advogados de Portugal - OAP/Lisboa 21.530L
Todos os direitos reservados © 2008
CA 91362
English version
Nosso trabalho e história profissional estão disponibilizados nesta página. Nossas atividades profissionais são reguladas pela Lei Nº 8906, de 04/07/1994, razão pela qual as nossas informações serão disponibilizadas mediante a comprovação de vosso efetivo interesse demonstrando a opção e a vontade de entrar no nosso site.