Quem Somos  |  Produtos e Serviços  |  Presidente  |  Nossos Escritórios  |  Contato
 
Notícias
Eventos
Clipping
 
 
Principal
Áreas de Atuação
Jurisprudência/Casos de Sucesso
Esportes
Doutrinas e Artigos
Informativo Tributário
Notícias
Clipping
Eventos
Publicações
Representantes
Área Restrita
 
 
Pesquisar
 
 
 
Sociólogo Sérgio Abranches lança no Rio o livro 'Presidencialismo de coalizão' - 25/09/2018
O sociólogo Sérgio Abranches lançou nesta segunda-feira (24), no Rio de Janeiro, o livro "Presidencialismo de Coalizão". O evento ocorreu numa livraria no Leblon, Zona Sul da cidade.

O termo "presidencialismo de coalizão" é usado para descrever o modelo político em que o presidente precisa negociar com muitos partidos para garantir maioria no Congresso e, assim, conseguir aprovar projetos e ter condições para a governabilidade. No livro, Sérgio revisita o termo e analisa os governos democráticos desde 1988, ano em que a Constituição brasileira foi aprovada.

Abranches afirmou ao G1 que o lançamento do livro coincide com um momento dramático do país.

"O lançamento coincide com um momento muito dramático da história política do país, depois da Constituição de 1988. Uma crise sem precedentes, tanto econômica quanto política. Uma eleição muito complicada, onde de fato o futuro democrático do país está em jogo", disse o escritor.

Na obra, o sociólogo faz uma análise sobre o período republicano do país. Sérgio Abranches afirmou que tentou entender em que aspectos houve evolução ou retrocesso no sistema presidencialista de coalizão ao longo dos anos.

"A tentativa desse livro é ver o que mudou no modelo político brasileiro em relação a 1946 e 1964, que acabou no golpe militar, e com a Constituição de 1988. Eu vejo que o modelo ficou mais forte do ponto de vista institucional. Ele passa melhor pelas crises do que os modelos passados, mas progressivamente foi perdendo qualidade das políticas públicas", afirmou o sociólogo.

Abranches acredita que as perdas de políticas públicas deverão ser enfrentadas porque, segundo ele, "estamos em uma grande transição no mundo e no Brasil, e vamos precisar de meios para enfrentar essa transição para o século XXI".

A cerimônia de lançamento do livro teve um debate para discutir o modelo político analisado na obra. Sérgio Abranches e o apresentador da rádio CBN Roberto Nonato comentaram a evolução e as características do presidencialismo de coalizão.



Fonte: G1
<< Voltar
Édison Freitas de Siqueira Advogados Associados S/S - OAB/RS 22.136 - OAB/SC 22.281-A - OAB/GO 28.659-A - OAB/MG 92.047 - OAB/RJ 2.541-A - OAB/SP 17.2838-A - OAB/DF 2.074-A - OAB/MT 10.305-A - OAB/BA 23.016
A Ordem dos Advogados de Portugal - OAP/Lisboa 21.530L
Todos os direitos reservados © 2008
CA 91362
English version
Nosso trabalho e história profissional estão disponibilizados nesta página. Nossas atividades profissionais são reguladas pela Lei Nº 8906, de 04/07/1994, razão pela qual as nossas informações serão disponibilizadas mediante a comprovação de vosso efetivo interesse demonstrando a opção e a vontade de entrar no nosso site.