Quem Somos  |  Produtos e Serviços  |  Presidente  |  Nossos Escritórios  |  Contato
 
Notícias
Eventos
Clipping
 
 
Principal
Áreas de Atuação
Jurisprudência/Casos de Sucesso
Esportes
Doutrinas e Artigos
Informativo Tributário
Notícias
Clipping
Eventos
Publicações
Representantes
Área Restrita
 
 
Pesquisar
 
 
 
Para Barroso, Brasil vive oportunidade de refundação - 14/08/2018
Para o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, a sociedade pode viver a refundação do Brasil se souber aproveitar a oportunidade que o momento histórico vem dando.

Felipe LampePara o ministro, país teve muitos avanços nos últimos 30 anos, principalmente no campo da valorização de direitos fundamentais.

O ministro, que encerrou o 8º Congresso de Sociedades de Advogados, na sexta-feira (10/8), afirmou que as estabilidades institucional e monetária no país, além da inclusão econômica e social, são conquistas que não podem ser ignoradas.E servem como estímulo para enfrentar as crises política e econômica dos últimos anos.

"A estabilidade monetária nos possibilitou o senso da responsabilidade fiscal, uma questão aritmética, que nenhuma ideologia pode contestar. Além disso, conseguimos retirar da linha de pobreza cerca de 30 milhões de habitantes. Em uma geração, ainda derrotamos a ditadura e a hiperinflação”, descreveu Barroso, pontuando que a Constituição de 1988 teve grande importância nesse processo.

Barroso também fez um balanço sobre a evolução da pauta de reivindicações nas últimas três décadas. "Quando na faculdade, em 1976, eu tinha três grandes preocupações: como acabar com a tortura, a censura e criar instituições democráticas. Hoje, discutimos como combater a corrupção no processo legal, melhorar o sistema de Justiça e elevar a ética para continuarmos avançando", pontuou o ministro.

Para ele, a defesa e o aprimoramento do conjunto de normas que regem o país são um caminho mais seguro a ser seguido, enquanto propostas alternativas apresentam grande risco para o Estado Democrático.

Em 30 anos, segundo o ministro, foi possível ver as mulheres ascenderem em importância na sociedade e na economia. "Superamos o discurso de que não há preconceito racial no Brasil. Ações afirmativas contribuíram também para a comunidade gay, culminando com a legalidade das relações homoafetivas. Paralelamente, tivemos avanços para a comunidade indígena, com a demarcação de terras", elencou, destacando a valorização de direitos fundamentais.



Fonte: conjur
<< Voltar
Édison Freitas de Siqueira Advogados Associados S/S - OAB/RS 22.136 - OAB/SC 22.281-A - OAB/GO 28.659-A - OAB/MG 92.047 - OAB/RJ 2.541-A - OAB/SP 17.2838-A - OAB/DF 2.074-A - OAB/MT 10.305-A - OAB/BA 23.016
A Ordem dos Advogados de Portugal - OAP/Lisboa 21.530L
Todos os direitos reservados © 2008
CA 91362
English version
Nosso trabalho e história profissional estão disponibilizados nesta página. Nossas atividades profissionais são reguladas pela Lei Nº 8906, de 04/07/1994, razão pela qual as nossas informações serão disponibilizadas mediante a comprovação de vosso efetivo interesse demonstrando a opção e a vontade de entrar no nosso site.