Quem Somos  |  Produtos e Serviços  |  Presidente  |  Nossos Escritórios  |  Contato
 
Notícias
Eventos
Clipping
 
 
Principal
Áreas de Atuação
Jurisprudência/Casos de Sucesso
Esportes
Doutrinas e Artigos
Informativo Tributário
Notícias
Clipping
Eventos
Publicações
Representantes
Área Restrita
 
 
Pesquisar
 
 
 
Câmara dos Vereadores de Porto Alegre, discurso de agradecimento pelo título de Cidadão Emérito de Porto Alegre. - RS - 01/12/2005

DISCURSO DO DR. ÉDISON FREITAS DE SIQUEIRA, PROFERIDO NO PLENÁRIO OTÁVIO ROCHA DA CÂMARA DE VEREADORES DE PORTO ALEGRE NA SESSÃO SOLENE DE OUTORGA AO MESMO DO TÍTULO DE CIDADÃO EMÉRITO DA CIDADE.
 
 
EXMO. SR. PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE PORTO ALEGRE, DR. ELÓI GUMARÃES; EXMO SR. VEREADOR DE PORTO ALEGRE, MEMBRO DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DESTA CASA , DR. MÁRCIO BINS ELY; EXMO. SR DESEMBARGADOR DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, PRESIDENTE DA 14a. CAMARA, DR. SEJALMO SEBASTIÃO DA PAULA NERY; EXMO. SR. DEPUTADO ESTADUAL, DR. VIEIRA DA CUNHA; EXMO. SR. SECRETÁRIO MUNIPAL DA PRODUÇÃO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO, DR. IDENIR CECHIM; EXMO. SR. CÔNSUL DO LÍBANO, DR. RICARDO MALCON; EXMA. SRA. CONSULESA DA SÉRVIA E MONTENEGRO, MINHA ESPOSA DRA. MIRIAM FERREIRA DE SIQUEIRA; EXMO SR. FORTUNATI, SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, ORA REPRESENTADO PELA PROFESSORA IOLANDA HOFSÄTTER; EXMA. SRA. JUIZA DE DIREITO, DRA. VIVIANE BECKER; SENHORAS E SENHORES VERADORES DA CÂMARA DESTA CAPITAL; EXMO SRS. REPRESENTANTES DA IMPRENSA;  MINHAS CRIANÇAS E FAMILIAS DA FUNDAÇÃO FREITAS DE SIQUEIRA; MINHAS FILHAS MIRIANE E ELLEN BEATRYCE FERREIRA E SIQUEIRA; MEUS FAMILIARES; MEUS COLEGAS DE ESCRITÓRIO; HOJE ANIVERSARIANTE, SRA. CRISTINA SORRENTINO; SENHORES E SENHORAS, TODOS AQUI PRESENTES.

COMOVIDO PELO RECONHECIMENTO QUE A CÂMARA DE VEREADORES DE PORTO ALEGRE ME CONFERE ATRAVÉS DE LEI E DE TÃO IMPORTANTE DIPLOMA, NÃO RESTOU OUTRA CONSEQÜÊNCIA SENÃO FAZER UM EXAME DE CONSCIÊNCIA.

AO RESUMIR ESTAS PALAVRAS QUE CERTAMENTE SABIA TERIA QUE EXPOR AGRADECENDO ESTA TÃO IMPORTANTE HONRA QUE ME É CONCEDIDA, VEIO-ME FORTE UM QUESTIONAMENTO...

“PENSEI NO CONDE LEON NIKOLAIEVITCH TOLSTOI!”

ELE, AO FINAL DE SUA VIDA, APÓS TER ESCRITO OS LIVROS “GUERRA E PAZ” & “ANA KARENINA”, DOIS DAQUELES QUE SÃO CONSIDERADOS INTERNACIONALMENTE COMO OS MAIORES ROMANCES DE TODOS OS TEMPOS, NA SUA ENIGMÁTICA E CONSIDERADA MAIS PERFEITA NOVELA DA LITERATURA MUNDIAL “A MORTE DE IVAN ILITCHI” ASSIM QUESTIONOU...

“NA NOVELA, O PROTAGONISTA “IVAN ILITCH”, MEMBRO DA CORTE SUPREMA DE SEU PAÍS, DOENTE E CIENTE QUE IRIA MORRER, NOS NOVENTA DIAS QUE ANTECEDERAM SEU DESAPARECIMENTO, QUESTIONOU TODA SUA VIDA PARA CONSIGO MESMO, POIS MAL CONSEGUIA COMUNICAR-SE, E RESUMIU SEU DRAMA E EXISTÊNCIA A SEGUINTE PERGUNTA...

“- E SE NA VERDADE TODA MINHA VIDA TIVER SIDO ERRADA?”

SENHORES, É MUITO IMPORTANTE REALIZAR!

ISTO QUERO DEIXAR CLARO A TODOS.

POIS O TRABALHO, A DEDICAÇÃO REALIZADOS COM ÉTICA E PROPÓSITO JUSTIFICAM UMA VIDA.

POBRE O SER HUMANO QUE QUEIXA-SE DO PESO DE SUAS RESPONSABILIDADES, POBRE O SER HUMANO QUE AVALIA SUA VIDA NO DIA A DIA E ESQUECESSE DOS SEUS SONHOS.

AOS ADULTOS CABE A RESPONSABILIDADE DE SER EXEMPLO ÀS CRIANÇAS;

E ÀS CRIANÇAS CABE EXISTIREM PARA QUE NELAS RECONHEÇAMOS O NOSSO PRÓPRIO PROPÓSITO, PORQUE AMANHÃ ELAS SERÃO NÓS...ADULTOS.

E, DESTA MATEMÁTICA SIMPLES, RESTARÁ UM PERÍODO EM AS CRIANÇAS QUE VEMOS CRESCER, E DAS QUAIS DEVERÍAMOS E DEVEMOS SER O MODELO, CONVIVIRÃO ADULTAS AO NOSSO LADO, NOS VENDO ENVELHECER.

NESTA FASE É QUE SABEREMOS SE REALMENTE FOMOS UM BOM EXEMPLO. POIS TEREMOS NELAS UM AMIGO OU INIMIGO INTIMO. POIS ELAS SERÃO AQUILO QUE CONSTRUÍMOS OU DEIXAMOS, SEM NOSSA PARTICIPAÇÃO, FOSSEM CONSTRUÍDAS.

TODAS AS CONSEQÜÊNCIAS VIVEREMOS, OU CAIREMOS EM DESPEDIDA MELANCÓLICA COMO QUIZ NOS AVISAR “LEON TOLSTOY” COM A PERGUNTA QUE SEMPRE NOS AMEDRONTA...

“ - E SE NA VERDADE TODA MINHA VIDA TIVER SIDO ERRADA?”

SENHORES, ... AMIGOS,...

EMPREENDER DÓI,... TRABALHAR CANSA,... ESTUDAR NOS TORNA MELANCÓLICOS,... MAS SÃO ESTES OS TIJOLOS COM QUE SE FORJA UM HOMEM E UMA MULHER DE VALOR.

NÃO EXISTE GLÓRIA NA MEIA ENTREGA!

TODA VEZ QUE COUBE A MIM FAZER ALGUMA COISA, TIVESSE EU A PLANEJADO, OU TIVESSE A VIDA ME IMPOSTO,

E SENHORES, VOS DIGO QUE MAIS A VIDA ME IMPÕE DO QUE EU ESCOLHO,

GOSTANDO OU NÃO GOSTANDO, MEU VALOR ÉTICO CONDUZIU-ME A COMPORTAR-ME DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL.

- NÃO SEI FAZÊ-LO DIFERENTE!

É CERTO QUE MINHAS ATITUDES E REALIZAÇÕES CONSTANTEMENTE SÃO OBJETO DE MEU PRÓPRIO QUESTIONAMENTO FILOSÓFICO E ATÉ, COM CERTEZA, DAQUELES QUE ME RODEIAM. SOU GRATO, PORQUE ETERNAMENTE CRITICADO.

MAS, POSSIVELMENTE, SOU EU O MAIS DURO COMIGO MESMO, POIS SEI QUE MEUS ATOS SOMAM, MAS QUE PRINCIPALMENTE PODEM SUBTRAIR.

QUESTIONO SE ESTOU FAZENDO BEM,
QUESTIONO SE DEVERIA TER FEITO ASSIM,
QUESTIONO SE SERIA EU A PESSOA CERTA A FAZER AQUILO, ...
MAS NUNCA QUESTIONO QUE SE TIVESSE DEIXADO DE FAZER O QUE ME COUBE, TERIA VIVIDO UMA VIDA MAIS DESCANSADA E FELIZ.

LONGE DE MIM A PERGUNTA QUE TOLSTOI COLOCOU NO PENSAMENTO “IVAN ILICH”.

CERTO É TALLEYRAND, MINISTRO DE BONAPARTE QUE NEGOCIOU BRILHANTEMENTE A RENDIÇÃO DA FRANÇA NA SEGUNDA GUERRA, FAZENDO DA DERROTA UMA VITÓRIA PARA SEU PAIS, MAS PRINCIPALMENTE PARA SI PRÓPRIO, QUANDO SE REVELOU INDISPENSÁVEL ESTADISTA.

NA NEGOCIAÇÃO DA RENDIÇÃO, EM UM DE SEUS DISCURSOS DISSE ASSIM...

“ - SE É BOM PARA MIM E RUIM PARA MINHA FAMILIA... NÃO SERVE. ”
“ - MAS SE É BOM PARA MINHA FAMILIA, MAIS RUIM PARA MEU PAÍS... NÃO É ADEQUADO”
“ - E SE É BOM PARA MEU PAÍS, MAS É RUIM PARA EUROPA... NÃO É JUSTO.”
“ - MAS SE É BOM PARA EUROPA E RUIM PARA O MUNDO,... É INADIMISSÍVEL!”

SENHORES, ESTES SÃO OS VERDADEIROS PARÂMETROS DE VALOR. NÃO HÁ ESPAÇO PARA O INDIVDUAL, SEMPRE DEVE PREVALECER O COLETIVO, SENÃO NÃO HÁ CRESCIMENTO HUMANO.

POR ELES ME PAUTO, POR ELES EU LUTO.

POR ELES AS VEZES ATÉ FICO INFELIZ, CANÇADO E MELÂNCÓLICO, AS VEZES ISOLADO, POIS QUANDO EM ANDAMENTO A LIDERANÇA ISOLA.

MAS, ME CONSOLO, ME SUPERO E AVANÇO PARA VIVER MOMENTOS DE EMOÇÃO COMO O DE HOJE, QUE DE TODO JUSTIFICAM O QUE JÁ FIZ E FAÇO.

POR TUDO ISTO EU OS AGRADEÇO, E LHES PRESTO HOMENAGEM POR GENTILMENTE TEREM VINDO COMPARTILHAR COMIGO ESTA EMOÇÃO.

ENALTEÇO A TODOS,
AGRADEÇO A TODOS,
MAS ME PREOCUPO EM FAZÊ-LO EM ESPECIAL A MINHA AMADA ESPOSA,
MINHAS FILHAS
E MINHA FAMILIA AQUI PRESENTES.

“ - MUITO OBRIGADO PORTO ALEGRE !”
 
 

<< Voltar
Édison Freitas de Siqueira Advogados Associados S/S - OAB/RS 22.136 - OAB/SC 22.281-A - OAB/GO 28.659-A - OAB/MG 92.047 - OAB/RJ 2.541-A - OAB/SP 17.2838-A - OAB/DF 2.074-A - OAB/MT 10.305-A - OAB/BA 23.016
A Ordem dos Advogados de Portugal - OAP/Lisboa 21.530L
Todos os direitos reservados © 2008
CA 91362
English version
Nosso trabalho e história profissional estão disponibilizados nesta página. Nossas atividades profissionais são reguladas pela Lei Nº 8906, de 04/07/1994, razão pela qual as nossas informações serão disponibilizadas mediante a comprovação de vosso efetivo interesse demonstrando a opção e a vontade de entrar no nosso site.