Quem Somos  |  Produtos e Serviços  |  Presidente  |  Nossos Escritórios  |  Contato
 
Jurisprudência
Doutrinas e Artigos
Perguntas e Respostas
 
 
Principal
Áreas de Atuação
Jurisprudência/Casos de Sucesso
Esportes
Doutrinas e Artigos
Informativo Tributário
Notícias
Clipping
Eventos
Publicações
Representantes
Área Restrita
 
 
Pesquisar
 
 
 
Venezuela é exemplo do que não fazer
Alexandre Garcia*
É o que chama atenção do governo, em Brasília: além das ruas, há problemas também dentro do governo do tenente-coronel paraquedista Hugo Chávez. Pobre de Simon Bolívar. Caiu o preço do petróleo, parece estar caindo o que mantinha a fantasia de um presidente arrogante e autoritário.
 
Inflação mais alta das Américas, queda na produção, governo metendo os pés pelas mãos na economia e detestando, cada vez mais, a liberdade de expressão e de informação. Não há como não comparar com o outro extremo, o Chile.
 
O recém-eleito, Sebastián Piñera, anunciou que a primeira visita externa, após a posse em 11 de março, será ao presidente Lula. Brasil, Colômbia e Peru se caracterizam, na região, por políticas econômicas pragmáticas, sensatas.
 
Bem diferente de Venezuela, Bolívia, Equador, Argentina. No Chile, a política econômica é a mesma há mais de três décadas. Os 20 anos de governo de coalizão centro-esquerda mantiveram a chamada política liberal introduzida no governo Pinochet, assim como Lula teve a humildade e a sensatez de manter a política econômica anterior – com o que obteve resultados ainda melhores.
 
Mas o Chile é a estrela da região, caso típico de crescimento sustentado. O juro deste ano será 2,5% ao ano. A dívida pública é 4,3% do Produto Interno Bruto. A do Brasil está em 44% do PIB.
 
Piñera tem por objetivo conciliar avanços sociais com política econômica liberal. É modelo de o que fazer e como fazer. A Venezuela é o modelo de o que não fazer, o que se evitar, em um continente com recrudescimento de populismo, demagogia, autoritarismo e falso socialismo.
 
* jornalista e comentarista da Globo Comunicações. 
** comentário realizado no Bom Dia Brasil (27/01/2010). Publicação autorizada pelo autor.
<< Voltar
Édison Freitas de Siqueira Advogados Associados S/S - OAB/RS 22.136 - OAB/SC 22.281-A - OAB/GO 28.659-A - OAB/MG 92.047 - OAB/RJ 2.541-A - OAB/SP 17.2838-A - OAB/DF 2.074-A - OAB/MT 10.305-A - OAB/BA 23.016
A Ordem dos Advogados de Portugal - OAP/Lisboa 21.530L
Todos os direitos reservados © 2008
CA 91362
English version
Nosso trabalho e história profissional estão disponibilizados nesta página. Nossas atividades profissionais são reguladas pela Lei Nº 8906, de 04/07/1994, razão pela qual as nossas informações serão disponibilizadas mediante a comprovação de vosso efetivo interesse demonstrando a opção e a vontade de entrar no nosso site.